PSA – Pagamento por Serviços Ambientais

Projetos

Licenciamento Ambiental

Início Serviços O licenciamento ambiental incentiva práticas de desenvolvimento que equilibram as necessidades econômicas com a proteção ambiental, garantindo que o crescimento ocorra de maneira

Saiba mais »

Estudo Ambiental

Início Serviços No caminho para uma sociedade mais sustentável, o licenciamento de atividades desempenha um papel crucial na garantia de que o desenvolvimento econômico ocorra

Saiba mais »

Consultoria Ambiental

Início Serviços Consultoria ambiental: O serviço de consultoria ambiental tem como objetivo avaliar, mensurar e propor soluções que reduzam os impactos causados pelo homem na natureza. A

Saiba mais »

O que é PSA?

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um instrumento econômico que recompensa e incentiva aqueles que provém serviços ambientais, melhorando a rentabilidade das propriedades através das atividades de proteção e uso sustentável dos recursos naturais.

Os pagamentos por serviços ambientais, foram instituídos no Brasil em janeiro de 2021, com o objetivo principal de trazer benefícios ambientais relevantes para a sociedade, através da manutenção, recuperação e melhoria das condições ambientais do nosso País.

Com isto, as propriedades rurais e urbanas, conservadas e sustentáveis, passam a ser provedoras de serviços ambientais, que são atividades individuais ou coletivas que favoreçam a manutenção, recuperação ou melhoria dos serviços ecossistêmicos.

Ganham assim, as propriedades rurais brasileiras, que através dos anos conservaram as suas florestas, recursos hídricos e outros recursos naturais, podendo criar uma renda acessória através dos serviços ambientais de proteção de recursos hídricos, manutenção de biodiversidade e do patrimônio genético, sequestro de carbono, a moderação de efeitos climáticos extremos, minimização de enchentes e secas, controle de processos críticos de erosão, além dos serviços culturais, como recreação e ecoturismo.

Qualquer empresa ou pessoa jurídica, pode através dos pagamentos por serviços ambientais, neutralizar a sua pegada ambiental.

Podem as empresas elaborar qualquer projeto de ESG, contemplando a manutenção, recuperação e melhoria de um recurso natural, através de pagamentos por serviços ambientais. Por exemplo: Uma indústria de água mineral ou de refrigerantes, podem investir na preservação dos recursos hídricos de sua região ou estado, através de pagamentos de serviços ambientais paras as propriedades rurais, que preservam as suas nascentes ou realizam de forma adequada a manutenção do equilíbrio do ciclo hidrológico.

Podem ainda investir na preservação de área rica em polinizadores, tão importantes para a reprodução de plantas com flores. Ou quem, sabe em um corredor de fauna, para a proteção de mamíferos, como a onça pintada.

As possibilidades são infinitas. Escolha o melhor produto de preservação que se encaixa aos princípios e diretrizes de seu negócio ou consulte, com um de nossos especialistas ambientais.

Outras Soluções

Projetos ambientais acessíveis para todos.

Fale com a gente

Como podemos ajudar?

Abrir conversa
Mata Nativa BR
Olá. Podemos ajudá-lo?